Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha
- Amanda Rosa Roese
- 19 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Desde pequena uma das frases que mais ouvi ao longo dos anos foi "Porque você não alisa o cabelo?". Ouvir isso sempre me deixou muito frustrada e me perguntando "porque as pessoas não vêm que não é só o cabelo liso que é bonito?", "Porque são poucos os que elogiam quando alguém tem cabelo crespo?". Sabe porque isso acontece? Porque é assim que somos por vezes ensinados a pensar. Olhe para o lado, procure na sua escola, trabalho, faculdade, quantas negras/cacheadas você encontra. Provavelmente poucas. Cuide nos programas de tv, nas revistas, na internet. Quase nada. Predominam os cabelos lisos e ondulados, sendo poucos os exemplos de cacheadas.
Como poderíamos amar os cachos, se nossos maiores exemplos são lisos? Como poderíamos amar os crespos, se ouvimos constantemente que deveríamos alisar? Simples assim, tendo mais exemplos. Até hoje, quando pesquiso penteados, dicas ou referências em sites, blogs, redes sociais encontro pouco material. Foi assim quando decidi que iria pintar meu cabelo de azul, foi quase nula a quantidade de material que encontrei sobre cabelos crespos e coloridos, tanto que sempre tive vontade de pintar meu cabelo mas tinha muito receio, achando que ficaria estranho uma vez que nunca tinha visto alguém que tivesse feito tal ato e ficado bonito (conto mais sobre isso em um próximo post ;) ).
Foi quando pesquisei sobre os crespos coloridos que comecei a perceber que faltam exemplos e referências, sendo na mídia ou no dia-a-dia mesmo. Sempre gostei dos meus cachos e conforme aprendo a cuidar deles amo cada vez mais. Desde criança meus pais me ensinaram a gostar das minhas singularidades, me incentivaram a amar e cuidar do meu cabelo do jeito que ele é, compraram bonecas de cabelo crespo e assim o meu amor só acresceu. Mas não é assim com todo mundo, conheço várias pessoas que cresceram ouvindo que o certo era seguir o padrão, acreditaram nisso e têm pavor de não alisar o cabelo.
Enfim, Cabelo cacheado dá muito trabalho, confesso. Haja creme, produtos, cuidado e paciência. Mas isso não significa que ele não seja bonito. A partir do momento que você começa a amar seu cabelo (independentemente de como ele seja) e cuida dele com carinho, ele retribui, as pessoas ao seu redor notam e você recebe cada vez mais elogios.
De bônus separei alguns exemplos pra vocês se inspirarem...

Linda e estilosa

Quase a princesa Merida hehe

Lorde e seu longo.

A Charli XCX não abre mão dos cachos.

Grey.

Mitou!!!

Sente o poder Riri.

E Claro que não podia faltar a diva né!
Comments